Rede estadual de ensino em Pernambuco inicia matrículas online nesta quinta


A partir desta quinta-feira (1º) até o dia 27 de novembro os estudantes pernambucanos interessados em ingressar no ensino público estadual devem reservar a sua vaga através do site www.educacao.gov.br. Após esse período, quem não conseguiu se inscrever através da internet pode tentar se cadastrar pelo telefone 0800-28-60086. Esse serviço de call center estará disponível no entre os dias 1º e 21 de dezembro deste ano. Estudantes das redes estadual e municipais têm a matrícula confirmada automaticamente. 


Se o aluno encontrar difuldades em reservar a vaga numa das 1.101 escolas públicas estaduais, a partir de janeiro de 2013 é possível se matricular presencialmente na escola de preferência (se ainda houver vagas disponíveis naquela unidade).

Este ano o Estado disponibilizou 127 mil novas vagas para a rede de ensino, sendo 56 mil nas unidades da RMR e outras 71 mil no interior. Para fazer a matrícula é preciso informar nome completo, data de nascimento, escola de origem e destino, série, turno, CPF do responsável ou do estudante, endereço e telefone para contato.


“Pedimos que façam a reserva da vaga pela internet ou pelo telefone para que possamos nos planejar, porém, caso o aluno encontre alguma dificuldade pode se matricular presencialmente. O importante é ninguém ficar fora da escola”, disse o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes. 

Esta é a primeira vez em três anos que todos os estudantes do Estado podem se inscrever pela internet. Antes, apenas alunos da Região Metropolitana do Recife (RMR) tinham esse benefício. Os demais precisavam fazer o processo presencialmente. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, em 2011, cerca de 80% das matrículas da RMR já foram realizadas pela internet.


Com os novos alunos, a Secretaria de Educação estima que em 2013 o Estado tenha cerca de 771 mil estudantes matriculados na rede pública de ensino. Esse número é menor que o registrado em 2012, quando Pernambuco matriculou 813 mil alunos. Segundo a secretária executiva de Gestão de Rede, Margareth Zaponi, essa redução é explicada pela diminuição na natalidade no Brasil – que gera menos estudantes – e pela municipalização do ensino público.

Desse total de alunos que devem se matricular nas escolas estaduais, 564 mil já são estudantes da rede e têm suas matrículas renovadas automaticamente, além de outros 80 mil alunos oriundos das redes municipais de ensino e 127 mil estudantes novatos.


O período de efetivação das vagas será de 7 a 11 de janeiro de 2013 para os estudantes que já estão na rede estadual e oriundos das escolas municipais. Para aqueles que farão a matrícula pela internet ou telefone o período é de 14 a 18 de janeiro. As vagas remanescentes serão postas à disposição da comunidade entre os dias 23 e 25 de janeiro. As confirmações devem ser feitas diretamente na escola escolhida pelo aluno.

ESCOLAS DE REFERÊNCIA – A Secretaria de Educação alertou que das 217 Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) – aquelas de regime integral ou semi-integral – cerca de 112 não terão vagas disponíveis para alunos que não fazem parte das redes públicas. Segundo o secretário Anderson Gomes, a justificativa para a falta de vagas é que as mesmas são preenchidas pela demanda das escolas públicas – estaduais ou municipais. 

Segundo a secretária executiva Margareth Zaponi, o Estado fez em 2007 um pesquisa que apontou a necessidade de 300 escolas de referência espalhadas em Pernambuco. Hoje, a rede pública estadual conta com 217 unidades. A perspectiva é de que em 2013 o número aumente para 267 e, até 2014,  300 escolas já estejam em funcionamento.

CONFIRA AS ESCOLAS MAIS PROCURADAS

Escola Estadual Luiz Delgado – Centro do Recife

Escola Estadual Fernando Mota – Zona Sul do Recife

Escola Estadual Santo Inácio de Loyola – Olinda

Escola Estadual Alzira da Fonseca Breuel – Jabotão dos Guararapes

Escola Estadual Maciel Monteiro – Nazaré da Mata

Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Bezerros – Bezerros

Erem João Vicente de Queiróz – Água Preta

Escola Estadual Professor Joaquim Augusto Noronha Filho – Berreiros

Erem Ginásio de Limoeiro – Limoeiro

Erem Arnaldo Assunção – Caruaru

Escola Estadual São José – Garanhuns

Escola Estadual Deputado Afonso Ferraz – Floresta

Escola Estadual Monsenhor José Kehrle – Arcoverde

Erem Oliveira Lima – São José do Egito

Erem de Salgueiro – Salgueiro

Erem Clementino Coelho – Petrolina

Escola Estadual Luiz Gonzaga Duarte – Araripina
Do NE10

2 Replies to “Rede estadual de ensino em Pernambuco inicia matrículas online nesta quinta

Comments are closed.