Fechado há mais de um ano, Zoológico Melo Verçosa aguarda autorização reabrir

Jaulas e viveiros foram ampliados após reforma

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória

O Zoológico Melo Verçosa, o segundo de Pernambuco e único do interior, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, desde setembro de 2012 está de porta fechadas para o público, por determinação do Ministério Público. A interdição do MPPE foi por falta de condições do local, que teria jaulas de tamanho insuficiente para os animais e não apresentaria segurança nem para as pessoas nem para os animais que estavam lá. O Zoo foi inaugurado em 1950 e nesses mais de 60 anos, nunca recebeu licença ambiental para funcionar.

A prefeitura do município, na tentativa de manter o espaço de lazer, realizou reforma para adequar o espaço para os animais. Algumas jaulas onde os animais são mantidos e vários pontos receberam grama. Uma área de quarentena para os animais que ficarem doentes foi construída e os espaços das aves maiores ganharam mais altura, permitindo que as árvores façam parte do ambiente. A cozinha e o ambulatório também receberam reforma.

O zoológico de vitória tem 104 animais. Entre as aves, muitas araras, um urubu-rei, um gavião. Também há mamíferos pequenos, como macacos, o quati, o papa-mel, o gato selvagem. O urso pardo Bruno, que antes estava com problemas na pelagem, teve sua qualidade de vida melhorada. Sua piscina mais que dobrou de tamanho, e seu viveiro também. Bruno até ganhou mais alguns quilos.

O rei da bicharada, o leão Alceu, teve sua jaula e espelho d’água ampliado. O local também ganhou alguns troncos para o animal se exercitar. Alceu está cego de um olho e possui catarata no outro. Ele sofre de uma doença que provoca a degeneração das articulações, dificultando sua locomoção.

Em entrevista ao programa Nordeste Viver e Preservar, da TV Globo Nordeste. O procurador do município, Washigton Amorim, afirmou que o espaço já possui condição de funcionamento. O procurador está confiante que após serem realizadas as vistorias, o local volte a funcionar.

A solução definitiva do Zoológico passa pela mudança de endereço e a criação de um Bioparque, numa área dez vezes maior do que a do atual zoológico, para onde os animais seriam transferidos. São doze hectares já desapropriados, bem próximo ao Sítio Histórico Monte das Tabocas. 

Enquanto o bioparque não fica pronto, o município tenta reabrir o zoológico. “O município não abre mão desse zoológico, e não abriu, pelo fato de ser um zoológico tradicional no estado de Pernambuco, com 63 anos, pela capacidade de ter os animais e pelo trato que tinha com as espécies aqui. Até pela preservação da natureza”, disse o secretário de cultura, turismo e esporte, Paulo Roberto, em entrevista ao programa da TV Globo.

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória

One Reply to “Fechado há mais de um ano, Zoológico Melo Verçosa aguarda autorização reabrir”

Comments are closed.