Câmeras de monitoramento do trânsito começam a operar em Vitória dia 3 de fevereiro

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão,  através da AGTRAN – Agência de Trânsito da Vitória –, está realizando os últimos ajustes para o funcionamento em definitivo das câmeras de fiscalização nos semáforos do município.

O sistema, que está sendo implantado pelo consórcio das empresas Sinal Vida/Talentec h, conta com 12 estruturas instaladas em pontos críticos do município onde a incidência de avanços de sinal é mais acentuada e fiscalizarão, além dos avanços e paradas em cima da faixa de pedestres, excesso de velocidade em áreas com limites pré-estabelecidos.

O diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima, juntamente com o prefeito Elias Lira e o consórcio, já definiram a data para o funcionamento definitivo do sistema: 3 de fevereiro de 2014, quando os aparelhos começam a registrar as infrações no horário das 6 da manhã às 20 horas, para avanço de sinal e parada em cima da faixa de pedestre.

Segundo o coordenador de fiscalização do consórcio gestor do sistema,  Leonardo Gioia, nesse primeiro momento as câmeras estarão ativas flagrando apenas os avanços de sinal e parada em cima da faixa, ficando para um segundo momento, com data a ser definida pela AGTRAN,  as infrações por excesso de velocidade. Todavia, já foram definidos os limites de velocidade que serão considerados (50 quilômetros para vias arteriais, e 40 quilômetros para vias coletoras e locais) que serão sinalizados através de placas indicativas.

“Estamos aguardando somente a aferição dos aparelhos pelo INMETRO e a colocação de toda a sinalização Vertical e Horizontal dos locais, fazendo com que a implantação do serviço ocorra dentro dos critérios e responsabilidade. Informaremos a população sobre o funcionamento efetivo do serviço, alertando a todos que a implantação desses equipamentos busca um só objetivo: disciplinar ainda mais o nosso trânsito, fazendo com que aqueles que querem conduzir seus veículos às margens da lei pondo em risco a vida de pedestres e outros motoristas, além da sua própria vida, passem a dirigir com mais responsabilidade”, sisse Hildebrando Lima.

Para o prefeito Elias Lira, esse trabalho de disciplinamento tem sido um dos maiores desafios de sua gestão, mas com determinação e o trabalho sério de sua equipe está conseguindo resultados muito positivos, o que melhorará ainda mais com a implantação da Zona  Azul, que segundo o prefeito, contará com um sistema de parquímetro dos mais modernos no mundo e que começa a ser montado em fevereiro próximo.

Informações da Assessoria