Vitória de Santo Antão e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Você sabe o que é PNRS?

PNRS é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Esse plano vai servir de base e norteará a construção das Políticas Municipais de Resíduos Sólidos o (PMRS) que a prefeitura terá que organizar e colocar em prática para resolver o problema dos resíduos sólidos municipal.

O grande problema é que se os governos municipais não cumpriram as exigências e atenderem os prazos estabelecidos irão perder verbas importantes e especialmente aquelas destinadas a projetos de saneamento, reciclagem e sustentabilidade.

Hoje o lixão de nossa cidade fica na parte alta e próximo de uma das maiores áreas de produção de hortifrutigranjeiro do estado de Pernambuco, (NATUBA). O problema é que quando chove o chorume desce ladeira a baixo colocando em risco a contaminação do solo e do lençol freático daquele lugar e sem a chuva existe a queima do lixo e a produção do gás metano poluído o meio ambiente. E essas queimadas já estão afetando os moradores da vila de Natuba que não aguentam mais a fumaça e o mau cheiro que coloca a saúde da comunidade em risco.

Atenção prefeito e secretários de meio ambiente e de infraestrutura por força da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos se Vitória de Santo Antão perder essas verbas por falta de projetos já sabe de quem é a culpa.


Por Walter Vieira