Parceria entre IFPE Vitória e Funase oferece curso para socioeducandos

Capacitar os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Pacas para oportunidades no mercado de trabalho. Este é o objetivo do termo de cooperação assinado na última quinta-feira (31) entre o Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Com o acordo, o Campus ofertará um curso de Extensão em Zootecnia para dez internos da unidade de Pacas.

O curso terá início no próximo dia 11 e terá carga horária de 40 horas, no Campus Vitória. As aulas acontecerão três vezes por semana e terão duração de duas horas, em que os internos participarão de atividades nas áreas de piscicultura, avicultura, caprinocultura e apicultura. 

O diretor do Campus Vitória de Santo Antão, professor Sérgio D’Oleron, destacou a importância da qualificação profissional para o crescimento pessoal dos socioeducandos. “Tenho certeza de que será uma experiência muito exitosa e que irá se expandir em novas possibilidades”, afirmou D’Oleron. O coordenador de Extensão, Paulo Feitosa, complementou que o campus observa possibilidades de cursos nas áreas de artes, música e esportes. “Esperamos que seja uma oportunidade prazerosa e que eles possam ter interesse em voltar como alunos regulares”, afirmou.

A diretora de política de atendimento da Funase, Nádja Alenca, ressaltou a importância de parcerias como a que foi estabelecida com o Campus Vitória. “As parcerias agregam valores muito importantes para a vida dos adolescentes. A passagem deles aqui (no Case) não deve ser apagadas, mas sim lembradas pela experiência e pelo aprendizado”, afirmou. Para o diretor do Case de Vitória, Eliel Barbosa, a iniciativa é um marco para a unidade: “É um desafio, mas será importantíssimo para o crescimento dos adolescentes. Podemos dizer que vamos além do cumprimento das medidas, qualificando-os e trazendo novos valores”, disse o diretor.

Informações da assessoria