Solenidade do Instituto Histórico da Vitória celebra aniversário da Batalha do Monte das Tabocas

A noite deste sexta-feira (01) foi de comemoração no Silogeu Professor José Aragão, no bairro da Matriz. Através de solenidade, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão celebrou o aniversário de 369 anos da Batalha do Monte das Tabocas – comemorado neste domingo, dia 03 de agosto.

A solenidade teve início a saudação do presidente do instituto, Pedro Ferrer. Em seu discurso, destacou que Vitória tem personalidades a serem homenageadas em vida. Em seguida, o público presente cantou o Hino Nacional.


O evento também contou com palestra sobre Os holandeses em Pernambuco e a Batalha do Monte das Tabocas, ministrada pelo professor  José Ernane Souto Andrade, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Os homenageados da noite, com a Concessão da Comenda Instituto Histórico, foram os vitorienses Erasmo José de Almeida, Diva Holanda Bastos e Severina Andrade Moura. Os novos sócios do instituto também tiveram sua posse.

A comemoração teve seu encerramento com o canto do hino de Vitória de Santo Antão e o coquetel. Estiveram presentes autoridades militares, políticas e sociedade civil.