Vitória participa de encontro para instalação no município do Centro de Iniciação ao Esporte

O Ministério do Esporte realizou nesta quinta-feira (21) em João Pessoa, Paraíba, o Encontro Regional dos Centros de Iniciação ao Esporte (CIE). O objetivo do encontro foi orientar e discutir a implantação deste equipamento esportivo que será instalado em várias cidades do Brasil, numa parceira do governo federal e prefeituras de todo o nordeste que se inscreveram e cumpriram requisitos e metas estabelecidas por Brasília.

Na ocasião, Vitoria Santo Antão, uma das primeiras cidades a serem contempladas com o projeto graças ao enquadramento e adequação ao modelo padrão do ministério, esteve representada por Risomar Oliveira, coordenadora jurídica e social da Unidade Gestora Local (UGL); Manoel Jorge, Secretário de Obras e membro da UGL responsável pela construção; Djalma Andrade, secretário de comunicação e colaborador da UGL, Rejane Franklin, da Secretaria de Ação Social e também colaboradora, e Paulo Guedes, membro da UGL responsável técnico em edificações.

Os CIEs serão centros esportivos compostos por ginásio poliesportivo, pista de atletismo, e vários espaços para a prática de esportes como ginástica, vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, salto e outros, com o objetivo de ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras, além de abrir espaço para profissionais da área que poderão exercer atividades remuneradas diariamente no espaço.

Requerido junto ao Ministério dos Esportes graças ao empenho e requerimento feito pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, através de secretário titular da pasta, Paulo Roberto, o projeto do CIE Vitória foi um dos primeiros a serem protocolados em Brasília, ainda em 2013, e agora passa pelos últimos trâmites da documentação técnica, fechando a primeira etapa dentro do prazo estabelecido, que para as prefeituras que ainda não se enquadraram, se esgota no próximo dia 29 de agosto.

Segundo Risomar Oliveira, o CIE Vitória terá 7 mil metros quadrados de área construída, e é o modelo mais amplo de três projetos estabelecidos pela gestão federal. “Esse modelo é o que de melhor podíamos pleitear junto ao Ministério dos Esportes, e com um planejado e transparente trabalho conseguimos conquistar para nosso município”. A coordenadora completou dizendo que a área escolhida para construção – Loteamento Conceição II – se enquadra perfeitamente com as diretrizes do projeto, que além de estar num área de intensa vulnerabilidade social, estará ao lado de outro importante instrumento de inclusão social, a Praça do CEU, que está sendo construída na localidade em fase bem adiantada de conclusão. “Teremos dois espaços transformadores um próximo do outro, sem contar que em breve toda a região estará interligada com outras comunidades, como o Militina, Minha Casa Minha Vida e Santana, através da ponte que será construída pelo prefeito Elias Lira sobre o Rio Itapacurá”, finalizou Risomar.

O encontro foi conduzido por Alexandre Ono, Coordenador Geral do Departamento de Informação do Ministério dos Esportes, e Henrique Francisco, Engenheiro do órgão.

Informações da assessoria