Vitória de Santo Antão receberá curso de Medicina pela UFPE

O município de Vitória de Santo Antão se consolida cada vez mais como polo educacional no interior do Estado. Contando com duas faculdades particulares – FACOL e FAINTVISA – que oferecem cursos como Direito, Enfermagem, Farmácia e outros; além de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Agora, a cidade se prepara para recebe o desejado curso de medicina.

O curso será oferecido pelo CAV – Centro Acadêmico da Vitória, uma das três unidades da UFPE no interior de Pernambuco.

A boa notícia será oficialmente divulgada pelo prefeito Elias Lira e o Reitor da instituição, Anísio Brasileiro, num encontro que acontecerá no gabinete do executivo, no próximo dia 24 de setembro, às 10h.

Segundo a UFPE, o documento que será apresentado trata-se de um pré-projeto que está em seus ajustes finais, e representa a atenção especial que o Centro Acadêmico em Vitória tem recebido do MEC, por ser o município o núcleo de uma região em franca expansão industrial e econômica.

Estão previstos, podendo haver trocas e/ou adiamentos e/ou antecipações, em relação a previsão de implantação (dependendo da disponibilidade de espaço físico), os cursos que se seguem:
1. Bacharelado em Biblioteconomia – 2016.1
2. Bacharelado em Biomedicina – 2016.2
3. Bacharelado em Psicologia – 2017.1
4. Bacharelado em Ciências Biológicas – 2018.1
5. Bacharelado em Medicina – 2018.2


O cronograma dos cursos foi elaborado considerando a disponibilidade de pessoal, infraestrutura e especificamente para o Curso de Medicina, por exigência do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, a aprovação do Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Município e dos Hospitais João Murilo e APAMI.


Inaugurado em 2006, o CAV já conta com os núcleos de Educação Física, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Biológicas e Nutrição; possui um corpo técnico de 60 servidores, distribuídos entre os cargos de nível médio e nível superior e, juntamente com o Campus Caruaru, atende aproximadamente cinco mil alunos no interior pernambucano.

Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste e a 8ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 15ª melhor universidade do país, tendo ocupado a 43ª posição entre as instituições da América Latina.

O prefeito Elias Lira disse estar muito feliz com a chegada do curso de Medicina no município e que isso corrobora com o bom momento que vivemos: “Estou muito orgulho de ver na minha gestão tantas coisas boas acontecendo para os vitorienses e, porque não dizer, para todos os pernambucanos, já que um projeto como esse atende estudantes de todo o estado e, não viria para Vitória se a UFPE não enxergasse aqui o grande potencial que nós temos de expansão. E sei que isso é só começo,” completou o prefeito.

Informações da assessoria

One Reply to “Vitória de Santo Antão receberá curso de Medicina pela UFPE”

Comments are closed.