FACOL traz especialistas para reforçar o alerta para o câncer da próstata

Novembro Azul passa a fazer parte do calendário acadêmico

Para chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que é a segunda causa de morte de homens no Brasil, a FACOL convidou a comunidade para a faculdade, trouxe especialistas para falar do assunto e incorporou a data ao calendário acadêmico.
Com o tema: “Doenças da Próstata e Diabetes: A gente Precisa Tocar Nesses Assuntos”, o diretor presidente da FACOL, Dr. Paulo Roberto, abriu a série de palestras. “Este iniciativa é um compromisso social a fim de reforçar o alerta para a prevenção de uma doença silenciosa e grave. A partir desta ação, o Novembro Azul passa a integrar o calendário acadêmico da FACOL. O combate a doença precisa ser replicado e difundido”, afirmou Arruda.
Em seguida, a coordenadora do curso de Enfermagem da FACOL e Especialista em Saúde Pública, enfermeira do Hospital do Exército e da UPE, Carmela Alencar, falou sobre a Diabetes Mellitius, os sintomas e a formas de prevenir a doença.
Foto: Luciano Abreu/FACOL
Especialista em câncer de próstata, o Dr. Ricardo Lyra, andrologista e urologista do departamento de Reprodução Humana do IMIP e do Hospital Getúlio Vargas, fez um abordagem das causas da doença e suas complicações . “Este é um tipo de câncer que tem uma morbidade grande. São 8 mil novos casos a cada ano no Brasil, acometendo uma força de trabalho ativa. O diagnóstico se faz com um exame simples e acessível, mas a minha experiência clínica mostra que o homem tem pavor de saber que está doente por não saber lidar com a doença”, relata.
Para ajudar a replicar o conhecimento para um auditório lotado , Simone Frágoas, especialista em fisioterapia pela Universidade Ribeirão Preto (UNAERP) e professora do curso de Fisioterapia da Universidade São Lucas, de Porto Velho (RO), de onde se deslocou para participar exclusivamente do evento, falou sobre as patologias da próstata e a recuperação física pós-processo cirúrgico e fez uma abordagem fisioterapêutica no tratamento da incontinência urinária e disfunção erétil.
Na parte externa, nos laboratórios do curso de Enfermagem e Fisioterapia, centenas realizaram exames de PSA, aferição de pressão arterial, este de glicemia e foram atendidas por uma equipe médica e alunos dos cursos da área de saúde da FACOL.
Ao final os palestrantes receberam o prêmio “Gestus”, pela contribuição à sociedade vitoriense.

Informações de Luciano Abreu, da assessoria