Solenidade marca a passagem dos 65 anos da Banda Marcial 3 de Agosto

Para marcar a passagem dos 65 anos da Banda Marcial 3 de Agosto, uma solenidade foi realizada na noite deste sábado (22), com a presença do prefeito Elias Lira, dos secretários de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto; de Governo, Ozias Valentin, de Ação Social, Manoel Aldo e centenas de convidados.

A cerimônia homenageou com a medalha comemorativa “professora Lúcia Beltrão de Barros”, ex-secretária de Educação do Município e diretora do Colégio 3 de Agosto, dezenas de personalidades que ajudaram a tornar a banda marcial, fundada em 1949 pelo ilustre Dr. Aluisio de Melo Xavier, um patrimônio imaterial município, nestas quase sete décadas de existência.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura

O prefeito Elias Lira destacou que a homenagem é justa pela grandiosa representação, trazendo prêmios ao município, educando jovens e elevando com a boa música durante décadas os nossos cidadãos. “Sempre busquei investir em educação porque tenho consciência que a educação é importante para transformar os nossos jovens”, afirmou.

Composta por 100 componentes entre instrumentistas, corpo coreográfico, linha de frente, Mor, baliza e regentes, a 3 de Agosto coleciona dezenas de títulos estaduais e regionais, como o bicampeonato do Norte/Nordeste, o troféu Globo Nordeste 2006 e mais de 10 títulos pernambucanos.
Na imagem, o atual gestor do Colégio 03 de Agosto, José Batista, e o ex-gestor Ubirajara Carneiro. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura)
Com eloquência, o ex-diretor do colégio 3 de Agosto, Dr. Ubirajara Carneiro “Encontrei na arte a única maneira de resgatar a grandeza do homem. Esta banda sempre teve uma qualidade singular, tornando-se a banda oficial do município”, contou.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, e ex-integrante da banda, Paulo Roberto, afirmou que a música é um caminho de transformação porque promove antes de tudo, a educação. “Vitória de Santo Antão é um modelo a ser copiado em todo o Estado. Uma cidade forte e pujante em educação e referência também em sua música. Este é um ícone que atravessa gerações formando cidadãos e grandes profissionais”, destacou Arruda.

Informações de Luciano Abreu, da Prefeitura da Vitória