Cantata natalina marca reinauguração do casarão da Câmara nesta segunda

Os moradores de Vitória de Santo Antão vão receber de volta, na segunda-feira (22/12), um dos seus prédios históricos mais bonitos. É o casarão sede da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão que estava interditado desde fevereiro deste ano. O local passou por uma reforma e ampliação e vai ser reinaugurado a partir das 19h.

“Entregar esse prédio de volta ao povo de Vitória de Santo Antão nos deixa com a sensação de dever cumprido. Era uma obrigação que eu tinha com a população enquanto Presidente da Casa Diogo de Braga. É motivo para uma bonita comemoração, uma bela confraternização de Natal”, comemora o Professor Edmo Neves (PMN) que conseguiu realizar os serviços em pouco mais de três meses, com o orçamento próprio da Casa Diogo de Braga.

E quem for conferir a reinauguração vai poder apreciar uma iluminação especial que a fachada principal do casarão histórico vai receber para uma cantata natalina. As luzes vão ser o cenário para a apresentação do Coral Afag, que vem especialmente de Olinda para se apresentar.

O grupo existe há 18 anos e conta com mais de 20 vozes, sob a batuta do maestro Jadson Araújo de Oliveira, que é membro da Academia Pernambucana de Música. O repertório é recheado de músicas populares e eruditas, contando com algumas peças natalinas. Ao final da solenidade será servido um coquetel ao som da Orquestra Avalovara.

HOMENAGENS – É no casarão da Câmara que acontecem as sessões dos vereadores. No local está o Plenário Juarez Cândido Carneiro, que será reinaugurado e também a nova sala de comissões que acaba de receber o nome do ex-vereador José Marinho Álvares (J. Marinho).  O político foi duas vezes vereador de Vitória de Santo Antão. O primeiro mandato foi de 1977 a 1982 e o segundo, 1983 a 1986. Neste período exerceu a presidência da Casa Diogo de Braga no biênio 1983-1984. O Vereador morreu de causas naturais, em 1986, ainda no exercício do mandato, assumindo o suplente, Gildo Alves da Silva.

Também será feita uma homenagem ao ex-vereador Professor João Neri Barbosa (Joca Neri).  O nome dele foi escolhido para denominar o prédio anexo I à Câmara. O político foi duas vezes vereador de Vitória de Santo Antão e chegou a disputar uma eleição para prefeito. Foi também tesoureiro e secretário de Finanças da prefeitura local durante mais de 20 anos. Joca Neri foi pioneiro do movimento Católico Carismático na cidade.