Faculdades vitorienses alcançam índice satisfatório nos indicadores de qualidade da educação superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (18) o resultado de indicadores de qualidade da educação superior. O Índice Geral de Cursos (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013 estão publicados na edição do Diário Oficial da União.

O IGC é calculado anualmente. Para chegar a ele, o Inep considera, entre outros fatores, a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a infraestrutura da faculdade e a avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Faz parte ainda do indicador a média do CPC do ano observado e dos dois anos anteriores.

As três universidades federais – UFPE, UFRPE e do Vale do São Francisco (Univasf) – tiraram nota 4 no IGC. Com essa mesma nota ficaram três instituições particulares: a Faculdade Nova Roma, as Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa) e a Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol).

A Universidade de Pernambuco (UPE) e os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão) alcançaram média 3. Também com 3 ficaram outras 36 faculdades do Estado, entre privadas e autarquias municipais.

Para o MEC, o resultado no IGC é considerado satisfatório se for 3, 4 ou 5. As faculdades com notas 1 e 2 serão supervisionadas pelo governo federal. Entre as medidas tomadas pelo ministério caso as instituições não consigam sanar as falhas, estão diminuição das vagas ofertadas ou suspensão do recredenciamento dos seus cursos.

3 Replies to “Faculdades vitorienses alcançam índice satisfatório nos indicadores de qualidade da educação superior

  1. Acho que a pessoa responsável por divulgar no JC não observou que tinha a Facol, ainda bem que as informações confiáveis são as do site do INEP, se não estiver lá, ai sim, não se classificou. Que bom que nossa cidade tem 2 faculdades e as duas se classificaram, parabéns aos alunos.

Comments are closed.